ESTE ARTIGO EXPÕE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PORTAL EDUCATIVO “ALÉM DA BIOLOGIA” QUE FOI CRIADO PARA UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI AVALIAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DESSE PORTAL COM A PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK E DE UM STORYBOARD, TENDO EM VISTA UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS DESENVOLVEDORES, AS DOCUMENTAÇÕES GERADAS E AS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS COM DOCENTES. A PESQUISA CONTEMPLOU LEITURAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) PARA REFLETIR SOBRE OS MODELOS PROPOSTOS POR VÁRIOS AUTORES COMO FILATRO (2008), BRAGA ET AL (2013), GUTERRES E SILVEIRA (2017) E OUTROS. HOUVE A ANÁLISE DOCUMENTAL E A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS A 3 DOCENTES DE SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE/UFPE E DE QUESTIONÁRIOS A 27 DOCENTES DE BIOLOGIA, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, DA GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DO AGRESTE, PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS ESSENCIAIS PROPOSTOS PELOS INVESTIGADOS PARA COMPOR O PORTAL. EM SEGUIDA, FORAM ELABORADOS O FRAMEWORK E O STORYBOARD COM ITENS IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO DO PORTAL, OS QUAIS FORAM SENDO AVALIADOS PARA RATIFICAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS PARA TAL CRIAÇÃO. FORAM CONSTATADOS BONS RESULTADOS NO DESENVOLVIMENTO DO OA COM O USO DOS MODELOS PROPOSTOS, UMA VEZ QUE OS MESMOS GUIARAM OS DESENVOLVEDORES E PERMITIRAM UMA PREVISÃO DOS ELEMENTOS QUE DEVERIAM FAZER PARTE DO PORTAL EM QUESTÃO. HOUVE TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE MODIFICAR OS ELEMENTOS DURANTE A CRIAÇÃO PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DO PROCESSO, O QUAL FOCOU NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM.