ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ, TOMANDO-SE COMO REFERÊNCIA O RIO ARABÊ. PARA TAL, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE GERARD FOUREZ (1997), A ILHA INTERDISCIPLINAR DA RACIONALIDADE (IIR) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZADA NUMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ONDE ATUARAM PESQUISADOR, PROFESSORES DA ÁREA E ALUNOS. A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DIÁRIO DE CAMPO E QUESTIONÁRIO PÓS INTERVENÇÃO COM VISTAS A REGISTRAR E ANALISAR AS ATIVIDADES DE CADA ETAPA DA METODOLOGIA. A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA SOB AS PERSPECTIVAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE BARDIN (2011). A IIR MOSTROU-SE SER UMA ESTRATÉGIA EFICAZ NO USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA VEZ QUE PERMITIU QUE OS ALUNOS AMPLIASSEM A PERCEPÇÃO ACERCA DO MEIO AMBIENTE E SUAS PROBLEMÁTICAS E AOS PROFESSORES UMA QUEBRA DE PARADIGMAS AO PERCEBER OS ELOS ENTRE AS DISCIPLINAS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR.