ESTE TRABALHO CENTRA-SE NAS DISCUSSÕES QUE SE DESENVOLVEM NO COMPLEXO E AMPLO CAMPO DAS CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE A EFICIÊNCIA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO. TEM A PRETENSÃO DE REALIZAR ESTUDOS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO E DE REFLETIR SOBRE A LÓGICA DO PROCESSO DE COMPREENSÃO E APROPRIAÇÃO QUE PERPASSA TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ENVOLVIDOS, MEDIANTE O USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E MODELOS DE ENSINO DIRECIONADOS AO CONHECIMENTO COMPLEXO DA QUÍMICA. ADEMAIS, TEVE O PROPÓSITO DE CONSEGUIR QUE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA FOSSEM CAPAZES DE CHEGAR A DESENVOLVER UM PENSAMENTO REFLEXIVO E CRÍTICO NA INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS QUÍMICOS COTIDIANOS, MEDIANTE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EFICAZES. PARA TANTO, FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO DE NATUREZA QUALITATIVA, RELACIONADO À ASPIRAÇÃO DE PROPORCIONAR INFORMAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, EM QUE FORAM PLANEJADAS AÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ZENILDA GAMA TORRES, OESTE POTIGUAR. NESSA EXPERIÊNCIA EMPÍRICA FORAM MINISTRADAS AULAS UTILIZANDO NOVAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, ESPECIFICAMENTE, JOGOS DE TABULEIRO PARA MINISTRAR O CONTEÚDO RELACIONADO AOS NÚMEROS QUÂNTICOS E UMA GINCANA PARA REFORÇAR E CONTEXTUALIZAR O CONHECIMENTO SOBRE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. AVALIA-SE A EXPERIÊNCIA PRÁTICA EXECUTADA, INDICANDO A VIABILIDADE DE APLICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS EM OUTROS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO.