O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVOS ANALISAR OS ERROS DOS CANDIDATOS SELECIONADOS EM PRIMEIRA CHAMADA PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PROVA DO ENEM DE 2016 E LEVANTAR HIPÓTESES SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS A ESSES ERROS. NESTA ANÁLISE, CONSIDERAM-SE AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, TEXTO E LEITURA QUE EMBASAM A PROVA, QUE ESTÃO FUNDAMENTADAS NA LINGUÍSTICA SÓCIO-INTERACIONISTA. ESTA PESQUISA TEM NATUREZA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, ABORDAGEM QUALITATIVA E ESTÁ FUNDAMENTADA NA METODOLOGIA DE ANÁLISES DE ERROS. O CAMPO EMPÍRICO DA PESQUISA É COMPREENDIDO POR 14 QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS PROVAS DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DA EDIÇÃO 2016 DO ENEM, E DADOS SECUNDÁRIOS OBTIDOS DOS MICRODADOS DO INEP QUE FORAM REORGANIZADOS PELO SETOR DE ESTATÍSTICA DA COMPERVE/UFRN. OS RESULTADOS REVELAM QUE, MESMO SE TRATANDO DE ESTUDANTES COM OS MELHORES RESULTADOS NO EXAME, AINDA HÁ UMA QUESTÃO COM BAIXO DESEMPENHO E TRÊS COM MUITO BAIXO DESEMPENHO QUE APONTAM PARA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS TEMAS DE COESÃO TEXTUAL, LEITURA DE TEXTO ARGUMENTATIVO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.