ESSE ARTIGO FOI ELABORADO A PARTIR DA DISSERTAÇÃO DEFENDIDA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. A PESQUISA BUSCOU COMPREENDER EM QUE MEDIDA A META DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA RELATIVA À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA E CUMPRIDA PELO MUNICÍPIO DE ACARAÚ. POR ACREDITAR QUE O FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES É UMA NECESSIDADE, JÁ QUE UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA É UMA POSSIBILIDADE PARA MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PARTIU-SE DA NECESSIDADE DE CONHECER AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME), LIGADAS À REFERIDA POLÍTICA. É, PORTANTO, UMA PESQUISA QUE TEM COMO FOCO A GESTÃO PEDAGÓGICA DA SME, VOLTADA PARA A POTENCIALIZAÇÃO DE AÇÕES QUE FORTALEÇAM A POLÍTICA EM QUESTÃO E CONTRIBUA COM O FAZER PEDAGÓGICO DOCENTE. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS E DE NOTAS DE CAMPO FEITAS DO ACOMPANHAMENTO A UM ENCONTRO FORMATIVO. A ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS PERMITIU IDENTIFICAR AVANÇOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES, NO ENTANTO AINDA SÃO NECESSÁRIAS ALGUMAS AÇÕES, POR PARTE DA SME, NO QUE TANGE AO FORTALECIMENTO DESSA POLÍTICA. TAL LACUNA FOI IDENTIFICADA, UMA VEZ QUE A SME NÃO POSSUI UM PLANO DE FORMAÇÃO PRÉ-DEFINIDO; NÃO EXISTE UM PERFIL DO PROFESSOR QUE SE PRETENDE DESENVOLVER; A SME REALIZA ENCONTROS FORMATIVOS COM CARGA HORÁRIA E PERIODICIDADE LIMITADAS; E, POR FIM, ELA ENTREGA UMA ROTINA DIDÁTICA PRONTA PARA OS PROFESSORES.