A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO E INTERVENÇÃO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DIANTE DO ERRO, MAIS ESPECIFICAMENTE, VERIFICAR COMO OS (AS) PROFESSORES (AS) RECEBEM E ENTENDEM OS DESVIOS DOS ALUNOS; COMPREENDER A NOÇÃO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ALÉM DE OBSERVAR COMO AS INCORREÇÕES SÃO TRATADAS NESSA ETAPA. NESSE SENTIDO, DESTACAMOS AS POSTURAS E PRÁTICAS DE EDUCADORES (AS) DIANTE DESSE FENÔMENO NO ENSINO DE ESCRITA. O TRABALHO SE DEU A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE CUNHO QUALITATIVO (TRIVIÑOS, 1987) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM 6 ENTREVISTADOS(AS) E TOMAMOS COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE LUCKESI (1990); SOARES (2004); PILLETI (2006); FERREIRO (1999); ARAGÃO (2012), DENTRE OUTROS. A PARTIR DA ANÁLISE DE DADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, COM EXCEÇÃO DE UMA DOCENTE, AS DEMAIS INFORMANTES APRESENTAM UM OLHAR CONSTRUTIVO DO ERRO, CONSIDERANDO-O NÃO COMO PUNIÇÃO, MAS COMO UM PASSO IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM.