O IDEÁRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR ATRAVÉS DAS AULAS NOTURNAS NAS PROVÍNCIAS DE ALAGOAS E PARAHYBA DO NORTE
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FAZENDO UM ENTRELAÇAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA HISTÓRIA POLÍTICA DEBRUÇANDO-SE SOBRE OS ELEMENTOS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO QUE ERA DESTINADA PARA AS CAMADAS POBRES DA SOCIEDADE, CONCLUIU-SE QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NESSE PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO NAÇÃO ERA ENTENDIDO COMO MECANISMO DE NORMATIZAÇÃO E BOM FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE ATUANDO SOB A PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO E DE MORALIZAÇÃO DOS HOMENS POBRES, TRABALHADORES, CRIANÇAS DESVALIDAS E OS INGÊNUOS APÓS A LEI DO VENTRE LIVRE. ASSIM, CONSIDERANDO AS AULAS NOTURNAS UM LOCUS DE CONTROLE SOCIAL ESTABELECIDO POR MEIO DA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O TRABALHO E PELA NECESSIDADE DE ‘CIVILIZAÇÃO’ E ‘REGENERAÇÃO’ DO POVO ATRAVÉS DA DIFUSÃO DOS VALORES MORAIS." 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