ESTE ARTIGO ANALISA A EDUCAÇÃO POPULAR ATRAVÉS DAS AULAS PÚBLICAS NOTURNAS NA PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE E NA PROVÍNCIA DE ALAGOAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PERÍODO IMPERIAL BRASILEIRO. FAZENDO UM ENTRELAÇAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA HISTÓRIA POLÍTICA DEBRUÇANDO-SE SOBRE OS ELEMENTOS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO QUE ERA DESTINADA PARA AS CAMADAS POBRES DA SOCIEDADE, CONCLUIU-SE QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NESSE PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO NAÇÃO ERA ENTENDIDO COMO MECANISMO DE NORMATIZAÇÃO E BOM FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE ATUANDO SOB A PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO E DE MORALIZAÇÃO DOS HOMENS POBRES, TRABALHADORES, CRIANÇAS DESVALIDAS E OS INGÊNUOS APÓS A LEI DO VENTRE LIVRE. ASSIM, CONSIDERANDO AS AULAS NOTURNAS UM LOCUS DE CONTROLE SOCIAL ESTABELECIDO POR MEIO DA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O TRABALHO E PELA NECESSIDADE DE ‘CIVILIZAÇÃO’ E ‘REGENERAÇÃO’ DO POVO ATRAVÉS DA DIFUSÃO DOS VALORES MORAIS.