ESTE RESUMO REFERE-SE A APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NUMA SALA DE AULA REGULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE NATAL/RN. O OBJETIVO DESTE É RELATAR E DISCUTIR ALGUNS FAZERES QUE APOIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA FAVORECEDORA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE GARANTA OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR E FLEXIBILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS/OBJETOS DE CONHECIMENTO PARA EM UMA PERSPECTIVA QUE OFEREÇA SUPORTES E CONDIÇÕES ACESSÍVEIS, AO PASSO QUE INSTIGA O FOMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS MAIS ACESSÍVEIS AOS ESTUDANTES CIRCUNSCRITOS NO MESMO CONTEXTO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. EVIDENCIA-SE A ABORDAGEM COM O COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA A PARTIR DO TRABALHO ORGANIZADO PELAS PROFESSORAS GENERALISTAS EM PARCERIA COM O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM UMA CRIANÇA COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA (PARALISIA CEREBRAL) ENTRE VIVÊNCIAS DO 3° PARA O 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS DISCUSSÕES VOLTAM-SE ÀS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE BASIL (2004), GLAT (2011), GLAT ET AL (2012), KRANZ E MAGALHÃES (2017), OLIVEIRA & MACHADO (2007), PIRES ET AL (2007), SMITH (2008) E VIGOTSKY (1998). A PROGRESSÃO DO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO ESTUDANTE FEZ-SE RECONHECIDO MEDIANTE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NOS CAMPOS NÚMEROS E GRANDEZAS E MEDIDAS, ONDE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO FOI PRATICADO E EXPANDIDO. CONSTATA-SE, POIS, QUE A ADAPTAÇÃO CURRICULAR ATRELADA ATIVIDADES APLICADAS ÀS DEMANDAS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO, ALÉM DE EXPERIÊNCIAS COMUNS NO COLETIVO DE CRIANÇAS DA TURMA, COM MEDIAÇÃO DE PROFESSOR ESPECIALIZADO, TORNAM-SE CONSTRUTIVAS E PROMOVEM O ACESSO A EXPERIÊNCIAS COMUNS NA SALA REGULAR PARA O ESTUDANTE COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.