AS DISCUSSÕES DO SÉCULO XIX NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA(EUA) APONTAM A EDUCAÇÃO PROGRESSIVA COMO TRADIÇÃO NACIONAL. A ÉPOCA A MATEMÁTICA NÃO TINHA SEU ESPAÇO DELIMITADO, UMA VEZ QUE DIFERENTES NOMENCLATURAS COMO ARITMÉTICA E ÁLGEBRA DIFICULTAVAM SEU ENQUADRAMENTO COMO DISCIPLINA. COM EFEITO, A PARTIR DA DÉCADA DE 1930 OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ADMINISTRADORES PRIMAM PELA PEDAGOGIA PROGRESSISTA. SEGUINDO ESSA LINHA A MATEMÁTICA PASSA A ABORDAR PROBLEMAS PRÁTICOS COMO COMPRAS, VENDAS, SEGUROS, TRIBUTOS E ORÇAMENTOS FAMILIARES, EM DETRIMENTO DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS COMO A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA. COM O ADVENTO DA DÉCADA DE 1950 OS EUA VIVEM O MOMENTO DO MOVIMENTO DE MATEMÁTICA MODERNA (MMM) O QUAL PRIORIZA A TEORIA DE CONJUNTOS, SEM A PREPARAÇÃO SISTEMÁTICA DOS PROFESSORES. NA DÉCADA DE 1960 EMINENTES PROFESSORES DE MATEMÁTICA CRITICAM O MMM, QUE EM 1970 PERDE O FINANCIAMENTO GOVERNAMENTAL. NOS ANOS DE 1980 O CONSELHO NACIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (NCTM) E “NATION RISK” DÃO CONTA DA PERDA DE QUALIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA. EM 1990 É FEITA UMA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, QUE CULMINA EM 2000, COM O DOCUMENTO PRINCÍPIOS E PADRÕES PARA A MATEMÁTICA ESCOLAR. TRATA-SE DE UMA REFORMA AUDACIOSA COM GRANDE EXPECTATIVA DE ÊXITO. O OBJETIVO DESSA PRODUÇÃO É LEVANTAR A HISTÓRIA DAS REFORMAS E CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS AO LONGO DE UM SÉCULO EM BUSCA DE UMA PADRÃO DE QUALIDADE ENSINO. ADOTOU-SE POR MODELO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES DISPONIBILIZADAS EM PERIÓDICOS E ARTIGOS, E OUTROS QUE QUE NORTEARAM AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS REALIZADAS NO PAÍS.