TENDO EM VISTA AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, TEM-SE COMPREENDIDO QUE ESSE NÃO É UM PROCESSO FÁCIL, PRINCIPALMENTE PELO FATO DE MUITOS ALUNOS NÃO CONSEGUIREM ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA SUA FORMAÇÃO. AO REFLETIR ACERCA DESSE CONTEXTO, ESSE TRABALHO DESCREVE AS OPINIÕES, ASSIM COMO PARTE DAS METODOLOGIAS E FATORES QUE PODEM INTERFERIR POSITIVAMENTE E NEGATIVAMENTE NESSE ÂMBITO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. PARA TAL, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO COM DOCENTES DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PAU DOS FERROS – RN, CONCRETIZADA VIA ENTREVISTA, QUE POR CONSEGUINTE FORAM ANALISADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM IDENTIFICAR PARTE DOS FATORES QUE COSTUMAM DIFICULTAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSA DISCIPLINA, COMO A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS, A FALTA DE BASE MATEMÁTICA E OUTROS. ESTES SÃO DISCUTIDOS MEDIANTE O OLHAR DE OUTROS ESTUDIOSOS QUE EM SEUS TRABALHOS SE PROPUSERAM AMPLIAR E CONTRIBUIR COM DISCUSSÕES DE ASPECTOS DE CONTEXTOS SEMELHANTES. ALÉM DISSO, O ESTUDO APRESENTA A FORMAÇÃO CONTINUADA COM A VISÃO DE QUE ELA PODE PROMOVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PERMITEM UM ENSINO SATISFATÓRIO. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE OS DOCENTES - ALVO DA PESQUISA - COMPREENDEM O SEU PAPEL E DESTACARAM CUMPRI-LO DE MODO EFICAZ, ALÉM DISSO O ESTUDO APRESENTA A NECESSIDADE DE PRÁTICAS QUE FAVOREÇAM UM AUMENTO DA EFICÁCIA DOS FAZERES PEDAGÓGICOS PARA QUE TODOS OS ENVOLVIDOS POSSAM SER BENEFICIADOS.