A SAÚDE ENQUANTO FENÔMENO E CATEGORIA DE ANÁLISE TEM SIDO OBJETO DE ESTUDO AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, A QUAL TEM SIDO CARACTERIZADA A PARTIR DAS SUAS MULTIDETERMINAÇÕES E ESTUDADA POR DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. DENTRE AS ÁREAS DE ESTUDO, DESTACA-SE A EDUCAÇÃO, DE MODO ESPECÍFICO OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. NÃO OBSTANTE, TEMAS EMERGENTES NA SAÚDE PODEM POSSUIR RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, É O CASO DAS VULNERABILIDADES ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST’S). NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E VULNERABILIDADE ÀS IST`S A PARTIR DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. ISTO POSSIBILITARÁ A IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS TEMAS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS REALIZADAS NO INTERVALO DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. A PARTIR DOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS FORAM SELECIONADOS NOVE ARTIGOS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM UMA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ESCASSA SOBRE O TEMA. ISSO PODE OCORRER PELA DIFICULDADE, AINDA PRESENTE NA CONTEMPORANEIDADE, EM ABORDAR TEMAS QUE ENVOLVAM A SEXUALIDADE E OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO, COMO SE ESTES CONCEITOS OPERASSEM EM ESFERAS DISTINTAS. VERIFICOU-SE QUE OS ARTIGOS POSSUEM OBJETIVOS QUE FAZEM REFERÊNCIA ÀS PRÁTICAS SEXUAIS, ÀS INFORMAÇÕES ACERCA DAS IST’S E SUAS PREVENÇÕES, ASSIM COMO AOS CUIDADOS DE SAÚDE QUE SÃO TOMADOS NAS RELAÇÕES SEXUAIS. FOI EVIDENCIADO UMA ÊNFASE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIAS FUNDAMENTAIS NO ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES.