ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DIREITO A EDUCAÇÃO DE UM ADOLESCENTE EM TRATAMENTO POR CRISES DOLOROSAS DECORRENTES DA DOENÇA FALCIFORME E AS REPERCUSSÕES DA DOENÇA EM SUA VIDA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, REALIZADO COM UM ADOLESCENTE, EM UM AMBULATÓRIO DE UNIDADE PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL PÚBLICO NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, NO PERÍODO DE MAIO A JULHO DE 2016. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, NO QUAL FOI GRAVADA. A ANÁLISE DOS DADOS OCORREU BASEADA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. APÓS A TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA DAS ENTREVISTAS GRAVADAS, REALIZOU-SE LEITURA FLUTUANTE DOS DISCURSOS, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL, IDENTIFICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE SENTIDO, CATEGORIZAÇÃO E TRATAMENTO DOS RESULTADOS. A PARTIR DA ANALISE EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS: “A VIDA DE UM ADOLESCENTE COM DOENÇA FALCIFORME”; E “A VIDA ESCOLAR NO PROCESSO DE CRISE DOLOROSA QUE NECESSITA DE TRATAMENTO E O DIREITO A EDUCAÇÃO”. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE MESMO DIANTE DE ALGUMAS PRIVAÇÕES, O ADOLESCENTE CONSEGUIU SUPERAR ALGUMAS DAS BARREIRAS IMPOSTA POR MEIO DE ESFORÇO, PRINCIPALMENTE VOLTADO PARA SUA EDUCAÇÃO ESCOLAR, NO SENTIDO DE MELHORAR PARA CONSTRUÇÃO DE PONTES QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA SUPLANTAR DIRETAMENTE A DOENÇA E EVITAR A EXCLUSÃO SOCIAL. NO ENTANTO, NO QUESITO DO SEU DIREITO A EDUCAÇÃO, PERCEBEU-SE QUE O MESMO NÃO FOI ASSEGURADO CONFORME CONSTA NOS DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, QUE AFIANÇAM O ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS.