OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS SÃO RESULTANTES DE AGENTES VARIADOS E ESTRATÉGIAS PÚBLICAS E PRIVADAS DESTACADAS NA (RE)PRODUÇÃO DA CIDADE. A APREENSÃO DA DIALÉTICA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO ESPACIAL EM UM ENSINO DE GEOGRAFIA TRADICIONAL TEM SE CONSTITUÍDO NO CONTEXTO ATUAL EM UM DOS DESAFIOS AO PROFESSOR QUE SE DEPARA COM O DESINTERESSE E INSATISFAÇÃO POR PARTE DE ESTUDANTES. A PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR O ENSINO DE GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS, NOTADAMENTE AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOESPACIAIS DA ATIVIDADE INDUSTRIAL NO ESPAÇO METROPOLITANO DE FORTALEZA. TENDO COMO QUESTIONAMENTO NORTEADOR COMO A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR PERMITE O ENTENDIMENTO DA ESPACIALIDADE URBANA DIANTE DA AÇÃO DO CAPITAL INDUSTRIAL, ESTA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO REALIZOU-SE COM LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, COLETA E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS, TRABALHO DE CAMPO, BEM COMO ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS, MAPAS MENTAIS, JOGO DIDÁTICO, GRÁFICOS E TABELAS. NESSE SENTIDO, MOSTROU-SE EXTREMAMENTE IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA O FENÔMENO INDUSTRIAL PARA O ENTENDIMENTO DA ESPACIALIDADE URBANA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, UMA VEZ QUE SE CONSTATOU ATRAVÉS DOS RESULTADOS COLETADOS, A EFICÁCIA DESTA METODOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA, IMPACTANDO TAMBÉM NA VALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA.