AS CIÊNCIAS NATURAIS EXERCEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NO NOSSO DIA A DIA, E SEUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SE TORNAM CADA VEZ MAIS INDISPENSÁVEIS PARA A EVOLUÇÃO E SOBREVIVÊNCIA. A ESCOLA SE CONFIGURA COMO UM ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES CONHECIMENTOS, UMA VEZ QUE É NESSE ESPAÇO QUE SE DARÁ O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM ONDE PROFESSORES SERÃO OS MEDIADORES. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA DEMONSTRAR O PERFIL ACADÊMICO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE COELHO NETO, MARANHÃO, PROCURANDO ORGANIZÁ-LO A PARTIR DA INSERÇÃO ACADÊMICA, BUSCANDO DESCREVER EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS, E APONTANDO OS QUESTIONAMENTOS DIDÁTICOS ELEMENTARES, DE FORMA A CARACTERIZAR A PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E OS CONCEITOS ESTUDADOS EM CIÊNCIAS NATURAIS COM OS MESMOS. PARA PROCEDER À DISCUSSÃO DESSE TEMA, FEZ-SE USO DE ENTREVISTAS COM AUXÍLIO DE FORMULÁRIOS, CONCEDIDAS POR PROFESSORES QUE TÊM IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO TEÓRICA E COM A ATUAÇÃO DOCENTE NAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM ESSA ÁREA DE CONHECIMENTO. COM BASE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA PROCUROU- SE RETOMAR OS PRECEITOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE OFERECEM SUPORTE À DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS E DEMANDAS DE UM PERFIL DOCENTE. A ANÁLISE DOS DADOS APONTOU QUE EXISTEM PROFESSORES DE OUTRAS ÁREAS LECIONANDO CIÊNCIAS NATURAIS, CONFIGURANDO ASSIM COMO UMA DAS DIFICULDADES DESTACADAS PELOS MESMOS ALÉM DE PROBLEMAS TÉCNICOS ENCONTRADOS NO ÂMBITO ESCOLAR.