O ARTIGO DISCUTE A AGRESSIVIDADE DESTRUTIVA NA CRIANÇA EM AMBIENTE ESCOLAR, DESTACANDO CONTRIBUIÇÕES DO JOGO SIMBÓLICO NO BRINCAR ESPONTÂNEO EM PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA AJUSTAR ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO. ANALISA O CASO DE UM MENINO DE 3 ANOS ATENDIDO EM SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL POR SEIS MESES EM UMA CRECHE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, CEARÁ. NA INTERVENÇÃO PSICOMOTORA RELACIONAL FICOU CLARA A PULSÃO AGRESSIVA DESTRUTIVA DA CRIANÇA, CARACTERIZANDO UM COMPORTAMENTO VIOLENTO DIRIGIDO AO ESPAÇO, AOS OBJETOS, AOS SEUS PARES E AOS ADULTOS (PSICOMOTRICISTAS RELACIONAIS). AO TER OPORTUNIZADO UM ESPAÇO SEGURO PARA EXPRESSAR SIMBOLICAMENTE ESSA VIOLÊNCIA, A CRIANÇA ENCONTRA UM MOVIMENTO MAIS AJUSTADO, PASSANDO A SE RELACIONAR DE FORMA MAIS HARMÔNICA COM COLEGAS E ADULTOS. ISSO GERA RESULTADOS POSITIVOS COMO SUA ACEITAÇÃO ENTRE OS PARES; A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS COM ADULTOS E CRIANÇAS, MELHOR CONCENTRAÇÃO, INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO DA CRECHE; PREOCUPAÇÃO E CUIDADO COM OS COLEGAS; COMPARTILHAMENTO DE BRINQUEDOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEM USO DE MEDIDAS FÍSICAS ETC. NOTOU-SE QUE A AGRESSIVIDADE CONTIDA, CULPABILIZADA, ANTES EXPRESSA DE FORMA VIOLENTA, FOI SENDO CANALIZADA PARA AÇÕES POSITIVAS A PARTIR DAS VIVÊNCIAS SIMBÓLICAS. AO TÉRMINO DA INTERVENÇÃO PSICOMOTORA RELACIONAL A CRIANÇA APRESENTOU SIGNIFICANTE EVOLUÇÃO EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO VIOLENTO INICIAL, DO QUE SE CONCLUI QUE O JOGO SIMBÓLICO EVOCADO NO BRINCAR ESPONTÂNEO, PROMOVIDO NA INTERVENÇÃO PSICOMOTORA RELACIONAL, CONTRIBUIU FORTEMENTE PARA O AJUSTE DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS DESTRUTIVOS NA CRIANÇA.