AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS SURGIRAM PARA SUPRIR ALGUMAS CARÊNCIAS PRESENTE NAS ESCOLAS EM TODAS AS DISCIPLINAS. O ENSINO DE GEOGRAFIA POR SUA VEZ APROPRIOU-SE DESSAS NOVAS ALTERNATIVAS, ADAPTANDO AS SUAS NECESSIDADES. DESSA FORMA, COMPREENDE-SE QUE O LÚDICO APARECE COMO UM FORTE ALIADO, POIS SE TRATA DE UMA ATIVIDADE QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A JOGOS E ATIVIDADES DINÂMICAS ALIADAS AO CONHECIMENTO, ALÉM DE SER COMPLETAMENTE ACESSÍVEL A TODAS AS ESCOLAS. RESSALTA-SE QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO NA ELABORAÇÃO DAS METODOLOGIAS QUE TODOS OS MATERIAIS SEJAM DE FÁCIL ACESSO E DE CUSTO VIÁVEL PARA OS PROFESSORES. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR UMA PRÁTICA OCORRIDA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO, NO QUAL, FORAM APLICADOS E EXECUTADOS JUNTOS AOS DISCENTES EXEMPLOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA-AÇÃO, POIS, DISCENTES E PROFESSORES AGIRAM DURANTE A CONFECÇÃO E A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. COM O ESTUDO NOTOU-SE QUE AS NOVAS METODOLOGIAS DESPERTAM O INTERESSE DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA POR DIFERIR DAS AULAS TRADICIONAIS.