BEZERRA, Diego Brito. Cosplay e público: uma ligação artística. VI CONEDU - Vol 3... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 596-613. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65330>. Acesso em: 22/12/2024 09:34
A RELAÇÃO ENTRE ATORES E PÚBLICO SEMPRE ESTEVE EM DIFERENTES NUANCES AO LONGO DOS SÉCULOS NAS ARTES CÊNICAS OCIDENTAIS, HAVENDO MOMENTOS DE UMA LIGAÇÃO ÍNTIMA, OU PELO MENOS A BUSCA DESTA, ATÉ UMA SEPARAÇÃO RÍGIDA DESTES DOIS CAMPOS, MAS SEMPRE ESTANDO AMBOS PRESENTES PARA A REALIZAÇÃO TEATRAL. PENSANDO NESTA LIGAÇÃO ESPECIAL, ESTE TRABALHO PROPÕE UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS AGENTES CÊNICOS E SEUS OBSERVADORES AO LONGO DA HISTÓRIA TEATRAL OCIDENTAL, PARA ISSO SE FAZ UM ESTUDO DA PLATÉIA DO EVENTO DA SUPER AMOSTRA NACIONAL DE ANIMES (SANA), ALÉM DE AVALIAR COMO ELA HERDA ALGUNS DESTES CONCEITOS PARA CRIAR UMA FORMA DIFERENCIADA DE INTERAÇÃO CÊNICA COM AS APRESENTAÇÕES DOS COSPLAYS. PARA A REALIZAÇÃO DE TAL FEITO, BUSCA-SE UMA LIGAÇÃO ENTRE ESTE ACONTECIMENTO E OS ESTUDOS DE PESQUISADORES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE ATORES E PLATÉIA NO TEATRO. HAVENDO UM OLHAR ESPECIAL AO LIVING THEATRE, BERTOLD BRECHT E ANTONIN ARTAUD. TENTANDO A BUSCA DE UMA COMPREENSÃO DAS PECULIARIDADES E LIGAÇÕES ARTÍSTICAS ENTRE O PÚBLICO E OS COSPLAYERS.