Artigo E-book 3: VI CONEDU

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ISBN: 978-65-86901-08-5

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VOLUNTARIADO COMO INSTRUMENTO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FLORESTA NACIONAL DA RESTINGA DE CABEDELO (PB)

Palavra-chaves: VOLUNTÁRIOS, GESTÃO PARTICIPATIVA, MEIO AMBIENTE, EDUCADOR AMBIENTAL, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E-book GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

NOS ÚLTIMOS 200 ANOS, A HUMANIDADE SE TORNOU O PRINCIPAL VETOR DE TRANSFORMAÇÃO DA TERRA E DIRETAMENTE RESPONSÁVEL PELO SEU FUTURO. A CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO É UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA O MANEJO DE RECURSOS NATURAIS E NA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. SUA GESTÃO DEVE OCORRER COM PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA SENSIBILIZAÇÃO E INCLUSÃO DE ATORES SOCIAIS. UMAS DESSAS ESTRATÉGIAS É A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE VOLUNTARIADO PELO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. NESSE ESTUDO, O OBJETIVO FOI DELINEAR O PERFIL DOS VOLUNTÁRIOS DA FLORESTA NACIONAL DA RESTINGA DE CABEDELO, EM CABEDELO (PB), LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE UCS, EM CÔMPITO COM AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS NO LOCAL. FOI CONSTATADO QUE MAIS DA METADE DOS VOLUNTÁRIOS É DO SEXO FEMININO E ESTÁ ENTRE 20 E 29 ANOS. TODOS OS PARTICIPANTES SE DISSERAM SATISFEITOS COM O PROGRAMA E APENAS UMA PESSOA FICOU EM DÚVIDA SE O RECOMENDARIA. EM RELAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO E GESTÃO, 90% DERAM NOTA MÁXIMA PARA A ATUAÇÃO DO ICMBIO. AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES FORAM “DESEJO DE AJUDAR NA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL” E “AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL” E COMO MELHORIA, O AUXÍLIO FINANCEIRO FOI A MAIS APONTADA. POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DO VOLUNTARIADO, ATIVIDADES DESCRITAS NO PLANO DE MANEJO PUDERAM SER EXECUTADAS, COMO O PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA, CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA.

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