A PRESENTE PESQUISA PREOCUPOU-SE EM VERIFICAR E ANALISAR A COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E SABERES RELATIVOS À FÍSICA. COMO PERCURSO TEÓRICO E METODOLÓGICO NOS DEBRUÇAMOS NAS ANÁLISES DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO COMO A FILOSOFIA, A HISTÓRIA E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COM A INTENÇÃO DE REFORÇAR A PROBLEMÁTICA IDENTIFICADA NA PESQUISA. O ENSINO DE FÍSICA AINDA É VÍTIMA DA CONCEPÇÃO DE ENSINO TRADICIONAL E COMO TAL, VALORIZA ASPECTOS COMO O MECANICISMO, O RIGOR FORMAL E A NECESSIDADE DE DOMÍNIO DOS SABERES CIENTÍFICOS. CONTRAPONDO-SE A ESSA IDEIA SIMPLISTA E FRAGMENTADA DE OLHAR PARA ESSA GRANDE ÁREA DO CONHECIMENTO OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EMERGEM COMO METODOLOGIAS AUXILIARES NO PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO ALIANDO A UNIDADE TEORIA E PRÁTICA, ALÉM DE PERMITIR AOS DISCENTES UM CONTATO MAIS DIRETO COM OS FENÔMENOS FÍSICOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM O RECONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A RESPEITO DA NECESSIDADE DE REINVENTAR NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR, CONTUDO EVIDENCIA UMA ARBITRARIEDADE NO QUE TANGE AO USO E CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS, BEM COMO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA VOLTADA PARA O ENTENDIMENTO DO MUNDO A SUA VOLTA.