NO ENSINO DE CIÊNCIAS PERCEBE-SE AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM COMPREENDER E ASSOCIAR OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS À REALIDADE COTIDIANA. SURGE ENTÃO, A NECESSIDADE DE INSERIR ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS DE ENSINO NA PRÁTICA DOCENTE. DESTE MODO, O LÚDICO TEM UM PAPEL RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO HOLÍSTICO DO EDUCANDO POR DESTACAR AS CARACTERÍSTICAS SINGULARES DOS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE LÚDICA. DESTA FORMA, O TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE LECIONAM CIÊNCIAS ACERCA DO LÚDICO E SEU USO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL MAIOR, NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E FORAM APLICADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 17 PROFESSORES, SENDO REALIZADO A ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTO POR BARDIN. OS PROFESSORES TÊM UMA CONCEPÇÃO DE LÚDICO QUE NÃO SE RESUME A JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS E ACREDITAM SER UMA METODOLOGIA INDISPENSÁVEL A SUA PRÁTICA, APESAR DE ALGUNS NÃO UTILIZAREM. APENAS SETE PROFESSORES UTILIZAM O LÚDICO EM SUAS AULAS, OS DEMAIS JUSTIFICAM AS DIFICULDADES COMO FALTA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS, INDISCIPLINA DOS ALUNOS, SALA SUPERLOTADAS, AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA E DE FORMAÇÃO CONTINUADA. DESTA FORMA, A BUSCA POR ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS, COMO O LÚDICO, É ESSENCIAL PARA PROMOVER AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE FORMA DINÂMICA, INTERATIVA E ATRATIVA.