AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO TÊM DELINEADO AS INTERAÇÕES SOCIAIS COTIDIANAS ENTRE OS JOVENS TANTO EM AMBIENTES VIRTUAIS QUANTO EM AMBIENTES ESCOLARES, UMA VEZ QUE SÃO PERMEADAS POR RELAÇÕES DE PODER QUE, DE CERTO MODO, FAVORECEM O SURGIMENTO DO BULLYING. EM SE TRATANDO DA PRESENÇA DO BULLYING, DESTACA-SE QUE O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DE PODER PERMEADAS POR PRECONCEITOS E ESTIGMAS, OU SEJA, ASPECTOS REDUCIONISTAS (NÃO PLURALISTAS E NÃO MULTIFACETADOS), INTERFEREM, SIGNIFICATIVAMENTE, NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ADOLESCENTES E, CRUCIALMENTE, EM SEU DESEMPENHO ESCOLAR, EM SUAS RELAÇÕES AFETIVAS E SOCIAIS (IMPACTOS FÍSICOS, PSICOLÓGICOS, SOCIAL E COGNITIVO). ESSAS CONSTATAÇÕES FORAM PRIMORDIAIS PARA ELABORARMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE REESIGNIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E AS RELAÇÕES SOCIAIS EM AMBIENTE ESCOLAR, A PARTIR DO USO DE QR CODES. O ESTUDO FOI REALIZADO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO MARANHÃO. FORAM UTILIZADOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO ROJO (2009), STREET (2014), COSSON (2018), BERTH (2018), DENTRE OUTROS. ASSIM, INTENTOU ESTIMULAR A CRIAÇÃO E O FORTALECIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E DE EMPODERAMENTO JUNTO AOS JOVENS COMO FORMAS DE MODIFICAR OS PROCESSOS ESTIGMATIZADORES QUE ESTÃO ENRAIZADOS NO COTIDIANO JUVENIL E EM SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS. OBSERVAMOS QUE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE ESCOLAR CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E, SIGNIFICATIVAMENTE, PROPORCIONOU O EMPODERAMENTO, O (RE)CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE, SUPERANDO-SE PRECONCEITOS, ENFIM, COMBATENDO A AÇÃO ESTIGMATIZADORA, TRANSFORMANDO AS ESTRUTURAS SOCIAIS QUE A SUSCITAM E A PERPETUAM.