MÚSICA, IGREJA E SOCIEDADE: OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO ESCOLAR NO COMPORTAMENTO SOCIOFAMILIAR
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
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ESTA EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA NA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL (IEC) DE SUMÉ - PB, COM AS CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES DA ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL DE FLAUTA DOCE. A PESQUISA BUSCOU DESCREVER ANALITICAMENTE AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE MÚSICA NO CONTEXTO NÃO FORMAL PARA O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES DO GRUPO NOS CONTEXTOS FAMILIAR E SOCIAL. NESTE SENTIDO, REFLETIU-SE SOBRE QUAIS CONTRIBUIÇÕES A MÚSICA TROUXE PARA QUESTÕES COMPORTAMENTAIS DOS/AS FLAUTISTAS, A SABER: ASPECTOS EMOCIONAIS, GENEROSIDADE, CARÁTER ETC. OS/AS PAIS/MÃES E AMIGOS/AS E DEMAIS FAMILIARES DOS/AS ALUNOS/AS FORAM ENTREVISTADOS/AS E PUDERAM RELATAR OS RESULTADOS QUE O GRUPO INFERIU NA VIDA DAS CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES, E COMO ISSO COLABOROU NOS ÂMBITOS SOCIAL E FAMILIAR. TAMBÉM FOI DESTACADA A VISÃO DOS/AS INTEGRANTES COM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO FAMILIAR E SOCIAL." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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