O PRESENTE ARTIGO É UM RECORTE DA MONOGRAFIA APRESENTADA AO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, NA ÁREA DE CONHECIMENTO EM LINGUAGENS E CÓDIGOS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO (CDSA). ESTA EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA NA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL (IEC) DE SUMÉ - PB, COM AS CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES DA ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL DE FLAUTA DOCE. A PESQUISA BUSCOU DESCREVER ANALITICAMENTE AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE MÚSICA NO CONTEXTO NÃO FORMAL PARA O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES DO GRUPO NOS CONTEXTOS FAMILIAR E SOCIAL. NESTE SENTIDO, REFLETIU-SE SOBRE QUAIS CONTRIBUIÇÕES A MÚSICA TROUXE PARA QUESTÕES COMPORTAMENTAIS DOS/AS FLAUTISTAS, A SABER: ASPECTOS EMOCIONAIS, GENEROSIDADE, CARÁTER ETC. OS/AS PAIS/MÃES E AMIGOS/AS E DEMAIS FAMILIARES DOS/AS ALUNOS/AS FORAM ENTREVISTADOS/AS E PUDERAM RELATAR OS RESULTADOS QUE O GRUPO INFERIU NA VIDA DAS CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES, E COMO ISSO COLABOROU NOS ÂMBITOS SOCIAL E FAMILIAR. TAMBÉM FOI DESTACADA A VISÃO DOS/AS INTEGRANTES COM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO FAMILIAR E SOCIAL.