ESTE ARTIGO OBJETIVA PROPOR UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC´S) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM DIVERSOS CONTEXTOS, ENTRE ELES, O ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO DEU-SE POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA EM AUTORES COMO BRASIL (1998), MARCUSCHI (2010), ROJO (2012), SOARES (2016) E OUTROS. A PRINCÍPIO, BUSCAREMOS MOSTRAR COMO O LETRAMENTO ACONTECE NO MEIO SOCIAL E DE QUE FORMA AS PESSOAS PODEM ALCANÇAR O DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA. EM SEGUIDA, ABORDAREMOS A CONTRIBUIÇÃO DAS TIC´S PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO LETRADO, UMA VEZ QUE O MUNDO DIGITAL, NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS, TEM SIDO VISTO COMO VALIOSO PARA QUE O SUJEITO POSSA FAZER USO SATISFATÓRIO DA SUA LÍNGUA. PARA FINALIZAR, APRESENTAREMOS O LETRAMENTO DIGITAL EM SALA DE AULA, TOMANDO COMO OBJETO DE ENSINO O USO DO BLOG. OS TEXTOS, DE MANEIRA GERAL, TÊM SIDO NOS APRESENTADOS DE FORMAS DIVERSIFICADAS: ÁUDIOS, IMAGENS, VÍDEOS, OU SEJA, ESSA MULTIMODALIDADE ACABA POR INFLUENCIAR NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO, CABENDO A CADA UM DE NÓS UTILIZAR ESSAS NOVAS FERRAMENTAS COMO FACILITADORAS PARA O USO SOCIAL DA LÍNGUA.