A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO REPRESENTA UM PROCESSO NECESSÁRIO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS ATUAIS, A FIM DE VIABILIZAR AOS ESTUDANTES SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE, VINCULADOS AO MUNDO VIVO, POSSAM AJUDÁ-LOS A ENFRENTAR SITUAÇÕES DE SEU COTIDIANO. PORTANTO, ESSE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR A CONSTITUIÇÃO DA BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DE TERESINA-PI E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTO-QUALITATIVA. OS SUJEITOS DE NOSSO ESTUDO SÃO ALUNOS E PROFESSORES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR. OS DADOS SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DE TESTES DE VERIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. CONSTATOU-SE QUE A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE TERESINA-PI É FORTEMENTE INFLUENCIADA PELA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA, CUJOS ALUNOS APRESENTAM DIFICULDADES PARA O ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA, O QUE REQUER A UTILIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS BIOALFABETIZADORES DE ENSINO, A EXEMPLO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, AULAS DE CAMPO, UTILIZAÇÃO DE MULTIMÍDIAS, ARTICULAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS, UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS, PARA QUE OS DISCENTES SE TORNEM BIOALFABETIZADOS.