DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO TÊM SIDO PROPOSTOS COM OBJETIVO DE CRIAR ALTERNATIVAS PARA OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE TRANSMISSÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESTE CONTEXTO, JOGOS DIDÁTICOS SÃO EMPREGADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, SENDO INCLUSIVE UMA RECOMENDAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL PARA TEMAS COMPLEXOS DESTA ÁREA, SENDO ESTE UMA FORMA LÚDICA DE ENSINO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SOBRE OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA NA MODALIDADE TABULEIRO, DO TIPO TRILHA, COMO FORMA DE FACILITAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GENÉTICA. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PUBLICO ALVO ALUNOS DA SEGUNDA ETAPA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS – EJAI DA ESCOLA PÚBLICA UNIDADE INTEGRADA COELHO NETO, MARANHÃO. AS MODALIDADES DIDÁTICAS CONSTARAM DE AULA EXPOSITIVA SOBRE OS CONTEÚDOS: PRIMEIRA LEI DE MENDEL, GRUPOS SANGUÍNEOS E BIOTECNOLOGIA, SEGUIDA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE PARA AS TRÊS TURMAS E APLICAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO “CAMINHOS DA GENÉTICA”. APÓS ESSAS ATIVIDADES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE NAS TRÊS TURMAS E REALIZADO A COMPARAÇÃO DA PORCENTAGEM DE ACERTO DAS QUESTÕES. OS RESULTADOS REVELAM QUE OS JOGOS ASSOCIADOS AO MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO POSSIBILITAM ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, EVIDENCIADO PELA BOA ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. O MATERIAL PRODUZIDO NESTE TRABALHO PODERÁ AUXILIAR O PROFESSOR QUE ATUA EM QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, A CRIAR UMA FORMA ALTERNATIVA E EFICIENTE DE MINISTRAR OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA.