A EDUCAÇÃO É ATUALMENTE ALVO DE INCESSANTES DISCUSSÕES, DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA ATÉ O ENSINO SUPERIOR. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, DANDO ÊNFASE AOS FENÔMENOS ESTUDADOS PELA FÍSICA, É DESTACADO QUE A MESMA SE APRESENTA COMO UMA DISCIPLINA DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOBREVIVÊNCIA E À PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA BUSCA ESTUDAR AS CONCEPÇÕES EM SALA DE AULA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA, VERIFICANDO O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS E POSTERIORMENTE TRABALHANDO COM PROCESSOS QUE SIMPLIFICAM AS PRÁTICAS DE ENSINO, POSSIBILITANDO MAIOR INTER-RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO DIA-A-DIA, E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENDIMENTO DO CONJUNTO. A POSTERIORI TEVE-SE COMO INTUITO REALIZAR NOVA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES, VERIFICANDO SE HOUVE OU NÃO MELHORIA NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS. TAL PESQUISA FOI SUBSIDIADA PELA APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS QUESTIONÁRIOS, COMPOSTOS POR ASSERTIVAS RELACIONADAS AOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE, ASSIM COMO PELA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA. DIANTE DE TAIS PROCESSOS FOI POSSÍVEL PERCEBER A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA OS DISCENTES, CULMINANDO EM ALTERAÇÕES NOS ÍNDICES DE ACERTOS E ERROS NAS ASSERTIVAS.