DIFICULDADES ENCONTRADAS NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU: ANÁLISE DOS ERROS DE UMA TURMA DO 8º ANO
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A METODOLOGIA DA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E NATUREZA EXPLORATÓRIA, CUJO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADO FOI UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA APLICADA AOS DISCENTES. A PESQUISA MOSTROU QUE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARTICIPANTES ESTÃO RELACIONADAS COM A COMPLEXIDADE DAS EXPRESSÕES ENVOLVIDAS NOS DOIS MEMBROS DA EQUAÇÃO, PRINCIPALMENTE NAS QUE ENVOLVEM O USO DE PARÊNTESES. OUTROS ERROS COMUNS ESTÃO RELACIONADOS À ERROS ARITMÉTICOS, ALGÉBRICOS, E NA UTILIZAÇÃO DA PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA DA MULTIPLICAÇÃO.NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, OS ALUNOS ENCONTRARAM DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS, E TENDEM A UTILIZAR ESTRATÉGIAS ARITMÉTICAS, POR NÃO CONSEGUIREM PASSAR O ENUNCIADO DA LINGUAGEM NATURAL PARA A LINGUAGEM ALGÉBRICA POR MEIO DE UMA EQUAÇÃO DO 1º GRAU.\r\n AS INFERÊNCIAS GERADAS NESTA PESQUISA POSSIBILITAM AO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS, VISANDO A EFETIVA APRENDIZAGEM EM ÁLGEBRA POR MEIO DA ANÁLISE DAS DIFICULDADES E ERROS DOS SEUS ALUNOS. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 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