ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIFICULDADES E ERROS DOS ALUNOS DO 8º ANO, COM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM 14 (QUATORZE) DISCENTES DE UMA TURMA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. A METODOLOGIA DA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E NATUREZA EXPLORATÓRIA, CUJO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADO FOI UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA APLICADA AOS DISCENTES. A PESQUISA MOSTROU QUE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARTICIPANTES ESTÃO RELACIONADAS COM A COMPLEXIDADE DAS EXPRESSÕES ENVOLVIDAS NOS DOIS MEMBROS DA EQUAÇÃO, PRINCIPALMENTE NAS QUE ENVOLVEM O USO DE PARÊNTESES. OUTROS ERROS COMUNS ESTÃO RELACIONADOS À ERROS ARITMÉTICOS, ALGÉBRICOS, E NA UTILIZAÇÃO DA PROPRIEDADE DISTRIBUTIVA DA MULTIPLICAÇÃO.NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, OS ALUNOS ENCONTRARAM DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO DOS ENUNCIADOS, E TENDEM A UTILIZAR ESTRATÉGIAS ARITMÉTICAS, POR NÃO CONSEGUIREM PASSAR O ENUNCIADO DA LINGUAGEM NATURAL PARA A LINGUAGEM ALGÉBRICA POR MEIO DE UMA EQUAÇÃO DO 1º GRAU.
AS INFERÊNCIAS GERADAS NESTA PESQUISA POSSIBILITAM AO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS, VISANDO A EFETIVA APRENDIZAGEM EM ÁLGEBRA POR MEIO DA ANÁLISE DAS DIFICULDADES E ERROS DOS SEUS ALUNOS.