O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O PENSAMENTO DE JOHN DEWEY (1859-1952), EDUCADOR E FILÓSOFO NORTE-AMERICANO DO SÉCULO XX, DESTACANDO TANTO SUAS CONTRIBUIÇÕES FUNDAMENTAIS COMO AS CONTRADIÇÕES APARENTES. DE ABORDAGEM EMINENTEMENTE QUALITATIVA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DEFININDO-SE, QUANTO AO SEU OBJETIVO, COMO UMA PESQUISA EXPLICATIVA. NESSE SENTIDO, REVISITA ALGUMAS DE SUAS OBRAS, A CITAR: A TRADUÇÃO DE DOIS ENSAIOS DE DEWEY REUNIDOS EM VIDA E EDUCAÇÃO (1930), E OS LIVROS A ESCOLA E A SOCIEDADE (1899), EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO (1938) E DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO (1979). O ARTIGO TAMBÉM RECORRE A CRÍTICOS E DEFENSORES DA FILOSOFIA DO AUTOR PARA TECER UMA IMAGEM DE CONJUNTURA DE SUA PEDAGOGIA NO MEIO ACADÊMICO. SITUA A OBRA DO AUTOR A PARTIR DE DUAS DIMENSÕES IMPORTANTES: O TRÍPTICO HISTÓRICO DO SÉCULO XX E A CONCEPÇÃO DE IDEIA PEDAGÓGICA QUE FAZ JUS À TEORIA DE DEWEY. CONCLUI QUE A OBRA DE DEWEY APRESENTA POSICIONAMENTOS E CONCEITOS IMPORTANTES PARA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ESCOLA E SOCIEDADE NA MEDIDA EM QUE FUNDAMENTA UMA PERSPECTIVA PROCESSUAL DE EXPERIÊNCIA, ENTRETANTO, SUA APLICAÇÃO ENCONTRA LIMITES EM ALGUMAS CONTRADIÇÕES CONJUNTURAIS E ESTRUTURAIS.