ATUALMENTE IDENTIFICA-SE UM INCREMENTO DE MATRÍCULAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR, O QUE GERA A DEMANDA DE PREPARAÇÃO DESTAS PARA ACOLHER E GARANTIR A SUA PERMANÊNCIA. ESSAS REFLEXÕES LEVARAM AO INTERESSE POR ESSE ESTUDO, COM OBJETIVO DE DESCREVER COMO SE DAR A INTERFACE ENTRE SETORES DE APOIO E ORIENTAÇÃO AO ALUNO COM FOCO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, QUE FOI DESENVOLVIDA EM DOIS MOMENTOS. O ESTUDO OCORREU DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2018, COM AMOSTRA DE 14 PROFESSORES LOTADOS NOS SETORES DE ATENDIMENTO DIRETO AO ALUNO: PROGRAMAS TUTORIAIS ACADÊMICOS E NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, CORRESPONDENDO A 93,3% DO UNIVERSO DE 15 PROFESSORES. REALIZOU-SE A COLETA DE INFORMAÇÕES MEDIANTE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E PARA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES UTILIZOU-SE O SOFTWARE NVIVO E ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO, REVELANDO AS CATEGORIAS: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELO PROFESSOR À DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NEE) NA UNIVERSIDADE; TEMAS DE INTERESSE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DIFICULDADES E FACILIDADES ENFRENTADAS DURANTE O PROCESSO DE INTERAÇÃO NA SALA DE AULA COM ESSES ALUNOS; E, INTERESSE DE RECEBER APOIO PEDAGÓGICO NO TOCANTE AO PLANEJAMENTO DO ENSINO VOLTADO PARA O MANEJO DAS CONDIÇÕES E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ADEQUADAS AOS ALUNOS COM NEE. IDENTIFICOU-SE UMA PERSPECTIVA POSITIVA PARA A ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO EDUCACIONAL, IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES E, NO CONTRAPONTO, SURGE O PRECONCEITO DOS COLEGAS E AS DIFICULDADES INTRÍNSECAS DO ALUNO.