COM BASE NOS INDICADORES OFICIAIS COMO (PISA, PROVA BRASIL), OBSERVAMOS QUE PARTE DOS PROBLEMAS OBSERVADOS NA INSUFICIENTE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUE CONCLUEM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DEVE AO FATO DA POUCA PROFICIÊNCIA EM LEITURA E ISSO TEM SIDO APONTADO COMO UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA ESCOLARIDADE BÁSICA OBRIGATÓRIA COMO É EVIDENCIADO PELOS BAIXOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES. EM CONTRAPARTIDA, A PROFICIÊNCIA EM LEITURA CONSTITUI-SE COMO UM DOS OBJETIVOS CENTRAIS DA ESCOLA, SENDO ESSENCIAL AOS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES, COMO TAMBÉM ÀS PRÓPRIAS DEMANDAS DE INTERAÇÃO REQUERIDAS PELA SOCIEDADE. DEVIDO A TAL RELEVÂNCIA IREMOS ANALISAR OS ELEMENTOS ESPECÍFICOS À FORMAÇÃO LEITORA DOS NOSSOS ALUNOS. PARA ISSO, DEFINIMOS DOIS OBJETIVOS QUE SÃO: IDENTIFICAR OS GÊNEROS TEXTUAIS TABELAS E GRÁFICOS ABORDADOS NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO (LD) DE MATEMÁTICA; ANALISAR SE A ABORDAGEM DADA AOS GÊNEROS NAS ATIVIDADES DO LD DE MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DESTES GÊNEROS E POSSA RECONHECÊ-LOS E PRODUZI-LOS EM DIFERENTES CONTEXTOS. A FIM DE ATENDER A ESSES OBJETIVOS REALIZAREMOS UMA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA EM UM LIVRO DIDÁTICO ÁPIS – MATEMÁTICA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS DA EDITORA ÁTICA 2ª EDIÇÃO 2014. NOS FUNDAMENTAMOS, EM MARCUSCHI, MACHADO, VIGOTSKI, FREIRE, LOPES E NACARATO. ACREDITO QUE ESTA PESQUISA REPERCUTIRÁ POSITIVAMENTE, POIS TRABALHAR COM A LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS NA MATEMÁTICA, DESMISTIFICA O FATO DE QUE A LEITURA É MAIS RESTRITA A ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALÉM DO MAIS EXISTE UM CAMPO MUITO GRANDE A SER EXPLORADO, COM POSSIBILIDADES DE TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA ESSAS DUAS ÁREAS.