RESUMO
ENVOLVIDOS EM UMA CULTURA DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA REPENSAR UMA PROPOSTA QUE TRABALHE COM AS MÍDIAS DIGITAIS E QUE AO MESMO TEMPO POSSIBILITE O USO DE MÍDIAS ANALÓGICAS. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR COMO OS JOGOS DIGITAIS CONSTRUÍDOS PARA CRIANÇAS PEQUENAS (4 A 5 ANOS E 11 MESES) PODEM CONTRIBUIR, USANDO DO LÚDICO, PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NO “CAMPO DE EXPERIÊNCIAS” PROPOSTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A METODOLOGIA APLICADA É DE PESQUISA – APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA ASSISTENCIALISTA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM A PARTICIPAÇÃO DE 130 CRIANÇAS. FOI PERCEBIDO QUE AS CRIANÇAS EXPLORAM OS JOGOS POR MEIO DA PERCEPÇÃO E COORDENAÇÃO QUE POSSUEM COM TOUCH SCREEN E MOUSE, ATRAÍDAS PELO COLORIDO, SONS, MOVIMENTOS QUE OS JOGOS PODEM OFERECER. QUE O MATERIAL DIDÁTICO / PEDAGÓGICO, PODE SER CONSTRUÍDO PELO PROFESSOR ATRAVÉS DE ALGUMAS TÉCNICAS EM POWERPOINT E ATENDER SEUS OBJETIVOS E SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES.