É NOTÓRIA A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA POR PARTE DE UMA GRANDE PARCELA DOS ALUNOS. E, ISSO É FACILMENTE CONSTATADO QUANDO ANALISAMOS O DESEMPENHO DESSES MESMOS ALUNOS NAS AVALIAÇÕES OFICIAIS ORGANIZADAS, APLICADAS E TABULADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). ALÉM DO QUADRO DESCRITO ANTERIORMENTE, TEMOS TAMBÉM AS LACUNAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES QUANTO A TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A METODOLOGIAS QUE POSSAM ORIENTAR SUA PRÁTICA DOCENTE. É NESSE CONTEXTO QUE ESTE TRABALHO VEM PROPORCIONAR UM MOMENTO DE REFLEXÃO QUANTO A METODOLOGIAS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM QUE POSSAM NORTEAR A PRÁTICA DO FUTURO DOCENTE EM MATEMÁTICA. ESSA VIABILIDADE DE GANHO SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA POR MEIO DAS TÉCNICAS DE DOBRADURAS LUCAS (2013), FUNDAMENTADA NUMA TEORIA DE APRENDIZAGEM QUE, NO NOSSO CASO, FOI A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (TAS) DE DAVID AUSUBEL; FOI COMPROVADA PELA ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO INICIAL QUE APLICAMOS FRENTE AO QUESTIONÁRIO FINAL RESPONDIDO PELOS PARTICIPANTES DE UM MINICURSO. ASSIM, ESSE TRABALHO TAMBÉM TRARÁ RESULTADOS E DISCUSSÕES DE UM MINICURSO REALIZADO E PAUTADO NUMA METODOLOGIA DE ENSINO E NUMA TEORIA DE APRENDIZAGEM. DO EXPOSTO, PERCEBEMOS A POTENCIALIDADE PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE TEM COMO BASE UMA PROPOSTA QUE ALIA METODOLOGIA DE ENSINO, FUNDAMENTADA TEORICAMENTE EM UMA TEORIA DE APRENDIZAGEM. POIS, EM UMA ÉPOCA ONDE OS JOVENS ESTÃO CADA VEZ MAIS ENVOLVIDOS EM PROCESSOS INTERATIVOS QUE POSSIBILITAM UMA ALTA MANIPULAÇÃO DE OBJETOS, NÃO PODEMOS DEIXAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FORA DESSA REALIDADE, EM QUE O EDUCANDO NECESSARIAMENTE PRECISA SER UM SUJEITO ATIVO DO SEU PROCESSO EDUCATIVO, DANDO SENTIDO E SIGNIFICADO DE UMA FORMA CRIATIVA AO QUE ELE POSSA APRENDER.