A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL NO BRASIL SEGUE O PADRÃO DUALISTA DE EDUCAÇÃO: PARA A PARCELA DA SOCIEDADE MAIS FAVORECIDA POLÍTICA, CULTURAL E ECONOMICAMENTE, UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PROPEDÊUTICA COM PREPARO PARA O INGRESSO EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS, PARA A OUTRA PARCELA DA SOCIEDADE, UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PRECÁRIA E GERALMENTE ASSOCIADA À FORMAÇÃO PARA O TRABALHO. AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA, A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA PASSOU POR DIVERSAS MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS QUE DETERMINARAM OS RUMOS SEGUIDOS POR ESTA MODALIDADE DE ENSINO NO PAÍS, A FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA FOI INFLUENCIADA PELO CONTEXTO POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO EM VIGOR NO PAÍS. ESTA MODALIDADE DE ENSINO, ALÉM DE SER OFERTADA PELA INICIATIVA PRIVADA, GANHOU DESTAQUE NA REDE FEDERAL A PARTIR DA CRIAÇÃO DAS ESCOLAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM HISTÓRICO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PAÍS, COM DESTAQUE PARA A OFERTA DESTA MODALIDADE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT). ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA DA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. ESTE LEVANTAMENTO TEM PERMITIDO TECER UMA COMPREENSÃO SOBRE A ATUAL CONFIGURAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DESTA MODALIDADE DE ENSINO NO PAÍS E SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS PELOS GOVERNOS DO PAÍS PARA SUA EFETIVAÇÃO.