O PENSAMENTO DE UMA BASE CURRICULAR NACIONAL REMONTA AO MANIFESTO DOS PIONEIROS (1932), IMPLICANDO POR PARTE DO ESTADO UM OLHAR MINUCIOSO PARA SUA REALIDADE SOCIOCULTURAL. NESSE SENTIDO, UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE EFEITOS DA BNCC PARA O TERRITÓRIO FAZ-SE NECESSÁRIA, NESSE SENTIDO TEM-SE INTENÇÃO DE PROMOVER UMA DISCUSSÃO SOBRE O DESAFIO DO TERRITÓRIO RORAIMA PARA IMPLANTAR UM CURRÍCULO QUE ACOLHA E DER CONTA DE SUA DIVERSIDADE CULTURAL, CARACTERÍSTICA DE SUA FORMAÇÃO SOCIAL, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. UM OLHAR PARTIR DE AGUIAR (2018, MACEDO (2018), CANDAU (2014) E DCRR (2019). ASSIM, ESPERA-SE QUE O DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA POSSIBILITE A SUPERAÇÃO DA COMPREENSÃO DE CURRÍCULO COMO UM COMPÊNDIO, PARA PENSÁ-LO COMO DIMENSÃO POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL, QUE SE MATERIALIZA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.