RESUMO
ESTE ARTIGO APRESENTA DE FORMA ENTRELAÇADA TRÊS MOMENTOS ACERCA DA TEMÁTICA CENTRAL: A) BREVE HISTORICIDADE SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) NO BRASIL; B) OS FUNDAMENTOS DEFENDIDOS PELO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR) NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) SOBRE AS AÇÕES INSTITUCIONAIS EM EPT; C) O CONTEXTO ATUAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA AS INSTITUIÇÕES FEDERAIS BRASILEIRAS. PARTIMOS DE UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA REALIZADA SOBRE O TEMA, CUJO VIÉS QUALITATIVO NOS LEVA A APRESENTAR, DE FORMA DIALÉTICA, O CENÁRIO EDUCACIONAL QUE SE DESENHA NO BRASIL. APRESENTAMOS ALGUNS DESAFIOS POSTOS PARA A EPT NA ATUALIDADE DECORRENTE DO IMPACTO DAS POLÍTICAS DE ESTADO QUE AFETAM SOBREMANEIRA OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE DEVERIAM SERVIR DE GUIA PARA O GOVERNO DE UMA NAÇÃO, AS AÇÕES EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. CONSTATAMOS QUE OS RUMOS SINALIZADOS SE APROXIMAM DE ANTIGAS APOSTAS, O QUE NOS REMETE A REDOBRAR A ATENÇÃO, APROFUNDAR AS DISCUSSÕES QUANTO AO DIRECIONAMENTO DA EPT NO BRASIL E, SOBRETUDO COMPROMETERMO-NOS PELA DEFESA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE MODO A ASSEGURAR A OFERTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, PARA QUE EVITEMOS RETROCESSOS QUE INCIDEM EM BARBÁRIES ATRAVÉS DO TERRENO FÉRTIL DA EDUCAÇÃO, JÁ QUE A CONCEBEMOS COMO UM BEM PÚBLICO.