O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE ESTUDOS CULTIVADOS ACERCA DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, TOMANDO COMO BASE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ QUE SE APRESENTA COMO INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO AVALIATIVO DA EDUCAÇÃO PIAUIENSE. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO ENSEJA ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES REALIZADA PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ (SAEPI), BEM COMO CONHECER SUA TRAJETÓRIA IDENTIFICANDO A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES REALIZADAS PELO SAEPI. PARA REALIZAÇÃO DO EFETIVO TRABALHO, RECORRERMOS À ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CARACTERÍSTICA EXPLORATÓRIA ORGANIZANDO-SE A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO AZEVEDO (2000), BARDIN (1977), COELHO (2008), FRANCO (2012), OLIVEIRA (2011, 2016), PIMENTA (2011) E OUTROS. NA PESQUISA DE CAMPO E COLETA DE DADOS UTILIZARAM-SE DO QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DAS UNIDADES ESCOLARES ESCOLHIDAS ENQUANTO LÓCUS DE PESQUISA. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011), SEGUIDA ÀS TRÊS FASES: PRÉ- ANÁLISE; EXPLORAÇÃO DO MATERIAL; E O TRATAMENTO DOS RESULTADOS, A INFERÊNCIA E A INTERPRETAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS, OS RESULTADOS SUGEREM QUE HÁ UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EFETIVA VOLTADA PARA O SAEPI, SENDO ESTA REALIZADA ANUALMENTE NO INTUITO DE QUE OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA SE APROPRIAREM DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES.