A PRESENTE INVESTIGAÇÃO VISA REFLETIR SOBRE O CONCEITO DE RETENÇÃO ADOTADO NA LITERATURA NACIONAL E PARTE DA LITERATURA INTERNACIONAL E APRESENTAR ALGUNS ESTUDOS QUE DISCUTEM AS CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PROPOSTAS DE SUPERAÇÃO DA RETENÇÃO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO ESTADO DA ARTE, AS QUAIS SÃO CARACTERIZADAS POR SE VINCULAREM A INVESTIGAÇÕES DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, SENDO NORMALMENTE DESENVOLVIDAS A FIM DE SISTEMATIZAR A PRODUÇÃO EM DETERMINADA ÁREA DO CONHECIMENTO, NUM PERÍODO DE TEMPO TAMBÉM DETERMINADO, POR MEIO DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS TRABALHOS QUE A CONSTITUEM. COMO RESULTADOS SÃO APRESENTADAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO QUE OBJETIVAM SUPERAR A RETENÇÃO E POR FIM TRAZ-SE UM NOVO CONCEITO DE RETENÇÃO QUE RETIRA O FOCO SOBRE O ESTUDANTE COLOCANDO-O NA INSTITUIÇÃO FORMADORA.