O PRESENTE TEXTO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA, QUE OBJETIVOU COMPREENDER O CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DE QUE FORMA TAIS POLÍTICAS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE ENSINO. ENFATIZA A DISCUSSÃO SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO DENTRO DA TRAJETÓRIA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB. A METODOLOGIA ADOTADA PAUTOU-SE EM PESQUISA DOCUMENTAL E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, APESAR DAS LUTAS SOCIAIS E EMBATES POLÍTICOS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA SÃO MARCADAS POR DESCONTINUIDADES QUE IMPACTAM NEGATIVAMENTE NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, AO MESMO TEMPO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, FATOR QUE DIFICULTA O CUMPRIMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ACENTUANDO A QUEDA NAS MATRÍCULAS PARA ESSA MODALIDADE DE ENSINO, EM QUE, INFELIZMENTE SE MANTÉM A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA A CLASSE TRABALHADORA, CENTRADA, PREDOMINANTEMENTE NA ALFABETIZAÇÃO E/OU NUMA RÁPIDA PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO