O TRABALHO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DE PROJETOS NÃO SE CONSTITUI COMO AÇÃO EDUCATIVA PENSADA NO PRESENTE. ESTA CONCEPÇÃO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM COGNITIVA E DESENVOLVIMENTO DO APRENDENTE, REMONTA AO INÍCIO DO SÉCULO XVI NOS CURSOS DE ARQUITETURA. NO CAMPO EDUCACIONAL, ESTA PROPOSTA FOI EVIDENCIADA PELO FILÓSOFO PRAGMATISTA JOHN DEWEY NO SÉCULO XIX E SEUS SEGUIDORES, PASSANDO POR REESTRUTURAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. NO CERNE DESTA PROPOSTA DE TRABALHO , ENCONTRAMOS ASPECTOS RELEVANTES E QUE COADUNAM COM AS IDEIAS E PERSPECTIVAS APRESENTADAS PELOS CONSTRUCTOS TEÓRICOS DO PSICÓLOGO BIELO-RUSSO LEVI SEMENOVICH VYGOTSKY NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL. DESSE MODO, O ESFORÇO TEÓRICO QUE APRESENTAMOS PROCUROU DEMONSTRAR TAIS APROXIMAÇÕES COM O OBJETIVO DE CARACTERIZAR A PEDAGOGIA DE PROJETOS E SUA RELAÇÃO COM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM, IDENTIFICANDO O PAPEL DA MEDIAÇÃO VYGOTSKYANA NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS, ALÉM DE PROPOR UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM MEDIADA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ESCOLA, O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. EVIDENCIAMOS TAIS APROXIMAÇÕES E AS POSSIBILIDADES QUE SE APRESENTAM PARA UM TRABALHO COM PROJETOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA QUE VISLUMBRA A PRÁXIS DOCENTE PARA A VALORIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MEDIADAS, CONSIDERANDO SUA BAGAGEM SOCIAL E CULTURAL EM RELAÇÃO AOS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS E AMPLITUDE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.