ESTE TRABALHO TENCIONOU ANALISAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DA DÉCADA DE 1990 NA PERSPECTIVA DA IGUALDADE DE GÊNERO. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PRETENDIDO, FOI UTILIZADA A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, COM O AUXÍLIO DAS PESQUISAS DE TIPO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. AS INFORMAÇÕES COLETADAS SEGUIRAM AS ETAPAS: LEVANTAMENTO DOS TEXTOS (POLÍTICAS, LEGISLAÇÕES, DOCUMENTOS ETC.), CLASSIFICAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE. A PARTIR DOS RESULTADOS, OBSERVA-SE QUE, EMBORA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS OBJETIVEM GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA MENINAS E MULHERES, NÃO LEVAM EM CONTA AS SUAS TRAJETÓRIAS QUE, HISTÓRICA E CULTURALMENTE, SÃO DIFERENTES DAS DOS HOMENS E REFLETEM MUITO MAIS SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO, PRIVAÇÃO E VIOLAÇÃO SISTEMÁTICA DE DIREITOS. ASSIM, PROPORCIONAR QUE MULHERES E MENINAS SEJAM INSERIDAS NA ESCOLA É FUNDAMENTAL, MAS É IGUALMENTE NECESSÁRIO POSSIBILITAR SUA PERMANÊNCIA E IGUALDADE DE DIREITOS ALIADAS ÀS DEMAIS POLÍTICAS PÚBLICAS. ESTAS, POR SUA VEZ, DEVEM ESTAR ALINHADAS À PERSPECTIVA DE GÊNERO, ADOTANDO DESDE UMA LINGUAGEM INCLUSIVA EM SEUS TEXTOS ATÉ A IDEIA DE IGUALDADE ENTRE MENINAS/ MULHERES E MENINOS/ HOMENS.