O BRASIL É UM PAÍS DE DESIGUALDADES ENORMES E REFORÇADAS COM LACUNAS ECONÔMICAS QUE AMPLIAM AS DIFERENÇAS ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAM À DIMINUIÇÃO DAS DISTÂNCIAS SERVEM NÃO APENAS DE PALIATIVO PARA ESSA SITUAÇÃO, MAS TAMBÉM PARA EQUALIZAR AS DESIGUALDADES E PERMITIR O ACESSO DAS PESSOAS MENOS FAVORECIDAS A PATAMARES EDUCACIONAIS QUE POSSAM AUXILIAR NA MUDANÇA DE SUA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA. POR TODO O LEVANTAMENTO FEITO, TENDO COMO NORTE A PESQUISA DESCRITIVA, POIS É A MAIS UTILIZADA POR POSSUIR TÉCNICAS PADRONIZADAS DE COLETAS DE DADOS, TAIS COMO QUESTIONÁRIOS, QUE PERMITE MELHOR OBSERVAR A REALIDADE PESQUISADA. O ESTUDO PROPOSTO TEM POR FINALIDADE PERMITIR A INVESTIGAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS DE INCLUSÃO TENDO POR INTERMÉDIO O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO ALIADO DO PROCESSO DE PERMANÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS A TRANSFERÊNCIA DE RENDA VEM A CORROBORAR PARA QUE AS CRIANÇAS PERMANEÇAM NO AMBIENTE ESCOLAR ENQUANTO SEUS PAIS INCENTIVAM ESSAS A TER UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR EM UM FUTURO PRÓXIMO. POSITIVAMENTE HÁ NÚMERO CONSIDERÁVEL DE ALUNOS COM FAIXA ETÁRIA E SÉRIE ESCOLAR CONDIZENTE, QUE A PARTIR DESSE SUPORTE FINANCEIRO AS FAMÍLIAS ATESTAM A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO FUNDAMENTAL PARA O SUPORTE DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO NA SALA DE AULA VALIDANDO O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. NESTE ESTUDO FOI POSSIBILITADO OBSERVAR QUE A TRANSFERÊNCIA DE RENDA COMUNGA COM A PERMANÊNCIA, E CONSEQUENTEMENTE, INCLUSÃO DOS JOVENS NO AMBIENTE ESCOLAR, MUITO EMBORA NÃO DIMINUA OS DESAFIOS DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DESTES JOVENS E NO DESEMPENHO DO TRABALHO DOS EDUCADORES.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO, DESAFIOS, INCLUSÃO SOCIAL, PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.