ESSE ESTUDO PRETENDEU-SE ANALISAR A CONDIÇÃO DO PROFESSOR, EM ESPECIFICO A SUA FORMAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS.A QUESTÃO DE INTERESSE É COMPREENDER A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O PAPEL QUE ESTE TEM SIDO DESAFIADO A ASSUMIR NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS. POR ISSO, OBJETIVA-SE CONHECER DE QUE MANEIRA NO COTIDIANO DAS SALAS DE AULA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONSTRUÍDAS A PARTIR DO VIÉS DO NEOLIBERALISMO TÊM ORIENTADO AS MUDANÇAS DO PAPEL DO PROFESSOR. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZOU-SE A REVISÃO DE LITERATURA BASEADA EM SAVIANI (2009), GENTILI (1996), CORTELLA (2008), TARDIF; LESSARD (2012) E GERALDI (2010), DENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO AO ANALISAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR É POSSÍVEL CONCLUIR QUE NA CONTEMPORANEIDADE A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEM PROMOVIDO PARA A CONDIÇÃO DO PROFESSOR UMA CONDUTA POLIVALENTE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE CAPITALISTA E, QUE AO CONTRÁRIO DISSO, A POSIÇÃO É DE PENSAR A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE EMANCIPAÇÃO.