ESTE ARTIGO DÁ ATENÇÃO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL, ESPECIALMENTE, NO TOCANTE AO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I, CAMPINA GRANDE), EM DESENVOLVIMENTO DESDE AGOSTO DE 2018, COM CONCLUSÃO PREVISTA PARA JANEIRO DE 2020. O PROGRAMA É UMA AÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR (CAPES). FOI INSTITUÍDO PELA PORTARIA Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018, TENDO COMO FINALIDADE APOIAR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES QUE ESTIMULEM A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, CONDUZIDOS EM PARCERIA COM AS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. RESULTA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA NOS MOLDES DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, UMA VEZ AS AUTORAS PARTICIPAM DO PROGRAMA, SENDO A PRIMEIRA COMO ORIENTADORA DO SUBPROJETO E A SEGUNDA COMO RESIDENTE (ESTAGIÁRIA) E ADOTA COMO REFERÊNCIA TEÓRICA O “CICLO DE POLÍTICAS” DE STEPHEN BALL. CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA SE APRESENTA COMO UMA OPÇÃO MAIS APROPRIADA AOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, UMA VEZ QUE OFERTA MELHORES CONDIÇÕES FORMATIVAS, DE ACOMPANHAMENTO COM FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO, BEM COMO AJUDA DE CUSTO PARA TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO E COMPRA DE MATERIAIS; POSSIBILITA INTERAÇÃO MAIS APROPRIADAMENTE A ACADEMIA E AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA