NESTE TRABALHO, DEDICAMO-NOS A FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONDICIONANTES SOCIAIS, TRAJETÓRIAS E INDICADORES DE FLUXO, DE ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, NOS TURNOS DIURNO E NOTURNO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). PARA ISSO, UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA DO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E DOS DESCRITORES DE TRAJETÓRIA, FOCANDO, ALÉM DE ASPECTOS COGNITIVOS, TAMBÉM OS AFETIVOS E INTERPESSOAIS (OU SÓCIOS AFETIVOS). OS INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS FORAM: DOIS QUESTIONÁRIOS E PESQUISA DOCUMENTAL DE DADOS PRIMÁRIOS SOBRE OS INDICADORES DE FLUXO DE ESTUDANTES, DISPONIBILIZADOS PELA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PREG) E COORDENAÇÃO DO CURSO. NA ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS, RECORREMOS AO QUE ESTÁ SENDO DISCUTIDO NO CENÁRIO NACIONAL COM RESPEITO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM OUTRAS IES E A ALGUNS FUNDAMENTOS DA MACRO-SOCIOLOGIA DE BOURDIEU PARA ANÁLISE ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES DE CLASSE. COMO RESULTADO DO ESTUDO, BUSCAMOS CONSTRUIR VARIÁVEIS PARA RETRATAR O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL DOS ESTUDANTES DO REFERIDO CURSO, BEM COMO CATEGORIAS QUE DEFINISSEM AS TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DOS MESMOS E SUA RELAÇÃO COM OS INDICADORES DE FLUXO, TAIS COMO TAXA DE: REPROVAÇÃO, RETENÇÃO, EVASÃO E DE SUCESSO E DE CONCLUSÃO DO CURSO. CONSTATAMOS QUE AS TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES PESQUISADOS ESTÃO INTIMAMENTE LIGADAS ÀS SUAS FORMAS DE CAPITAL: ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL; E ÀS SUAS DISPOSIÇÕES PRÁTICAS OU HÁBITUS FAMILIAR, CONFIRMANDO QUE O SISTEMA DE ENSINO VIGENTE, DE UM MODO GERAL, CONTRIBUI PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS CLASSES E NÃO PARA A MOBILIDADE DE CLASSE.