ESTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA PERTENCENTE À REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DE ABORDAGEM DOCUMENTAL, QUE DIALOGA COM PESQUISADORES DO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. OS RESULTADOS INDICAM QUE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A DESPEITO DA EXIGÊNCIA LEGAL DE FORMAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA OU DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, O PAÍS AINDA PRESERVA UM CONTINGENTE SIGNIFICATIVO DE APROXIMADAMENTE 26% DO TOTAL DE PROFESSORES ATUANTES SEM A FORMAÇÃO ADEQUADA. EM MINAS GERAIS, ESSE PERCENTUAL SE ELEVA PARA POUCO MAIS DE 44% DO CORPO DOCENTE. NO ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO PESQUISADA, A SITUAÇÃO GANHA CONTORNOS AINDA MAIS AGRAVANTES, CHEGANDO AO PATAMAR DE 70% DE SEU QUADRO FUNCIONAL. SÃO RESULTADOS ALARMANTES TANTO DO PONTO DE VISTA DO DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE QUANTO, E SOBRETUDO, SOB A PERSPECTIVA DOS PREJUÍZOS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS E PARA A EFICIÊNCIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.