HISTORICAMENTE, AS ESCOLAS REPRESENTAM ESPAÇOS IMPORTANTES UTILIZADOS PARA VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE. DENTRE AS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS VEM GANHANDO DESTAQUE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA INSTITUÍDO ATRAVÉS DO DECRETO PRESIDENCIAL Nº 6.286, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2007.O INTERESSE ACERCA DA TEMÁTICA SURGIU APÓS ANOS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA DAS AUTORAS TANTO FRENTE A COORDENAÇÃO DESTE PROGRAMA E COMO COMPONENTE DE UMA EQUIPE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, ONDE PARTIU DE UM MOMENTO DE REFLEXÃO ACERCA DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, ATITUDES E A IMPORTÂNCIA QUE ESTE PROGRAMA EXERCIA FORTALECENDO A ARTICULAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE A SAÚDE, ESCOLA, PROFESSOR, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E COMUNIDADE. DESSE MODO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI DESCREVERA EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO E DO PROCESSO DE ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE UMA EQUIPE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO DURANTE AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. AS AÇÕES FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA EQUIPE DE SAÚDE QUE COMPÕE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF), EM IGREJA NOVA- AL E CORPO DOCENTE DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LADISLAU. PORTANTO, A INTERAÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE A SAÚDE A ESCOLA NAS AÇÕES DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS PELO PSE PODEM MUDAR FAVORAVELMENTE A REALIDADE DOS ESCOLARES, DE SUAS FAMÍLIAS E DA COMUNIDADE NA QUAL ESTÃO INSERIDOS.