Artigo E-book 3: VI CONEDU

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ISBN: 978-65-86901-08-5

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A METODOLOGIA WEBQUEST COMO FOMENTO PARA CIBERFORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: WEBQUEST, CIBERFORMAÇÃO DOCENTE, TDIC, , E-book GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

O PRESENTE ESTUDO É PARTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO QUE FOI DESENVOLVIDO E APRESENTADO, NO CORRENTE ANO, PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E NOVAS TECNOLOGIAS . O REFERENCIAL TEÓRICO QUE RESPALDA A PESQUISA APRESENTA DIFERENTES TEORIAS QUE DEFINEM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, DESTACA-SE CASTELLS (2005), BAUMAN (2007), LÉVY (2010), DENTRE OUTROS. ENTRE AS TEORIAS APRESENTADAS UM ELEMENTO COMUM É A TECNOLOGIA. A VIDA SOCIAL, HOJE, É IMERSA E CONSTITUÍDA POR DIVERSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA É EDUCAR PARA A CONTEMPORANEIDADE, ESPECIFICAMENTE NO COMPONENTE CURRICULAR DA MATEMÁTICA. ESTUDOS COMO OS DE GROENWALD, DA SILVA E MORA (2004) APRESENTAM COMO TENDÊNCIAS O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO EXPÕE UMA METODOLOGIA DE PESQUISA ORIENTADA NA INTERNET PROPOSTA POR BERNIE DODGE (1995), DENOMINADA DE WEBQUEST (WQ). FORAM REALIZADAS TRÊS OFICINAS DE APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA: 1. VIVÊNCIA PRÁTICA; 2. CONSTRUÇÃO DAS WQ E 3.CONCLUSÃO E APRESENTAÇÃO. AO TÉRMINO DAS OFICINAS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ANALISOU-SE E AVALIOU-SE A WEBQUEST, BEM COMO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E AS DIFICULDADES DO PROFESSORADO. NOS RESULTADOS OBTIDOS COM A ANÁLISE DOS DADOS, CONSTATOU-SE QUE OS RESPONDENTES SÃO A FAVOR DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE, MESMO SENDO IDENTIFICADOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE DIFICULTAM ESTA IMERSÃO. NA AVALIAÇÃO DA WQ, 94,1% DOS INVESTIGADOS CONCORDAM TOTAL E PARCIALMENTE QUE A METODOLOGIA WQ É UMA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.

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