Artigo E-book 3: VI CONEDU

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ISBN: 978-65-86901-08-5

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ANÁLISE IMAGÉTICA DE VÍRUS E BACTÉRIAS NOS LIVROS UTILIZADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: MICRORGANISMO, DIDÁTICA, ICONOGRAFIA, , E-book GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

A MICROBIOLOGIA É VOLTADA PARA SERES MICROSCÓPICOS, E NESSE CONTEXTO ESTÃO INSERIDOS VÍRUS E BACTÉRIAS, QUE REQUER DO INDIVÍDUO UMA GRANDE VERSATILIDADE COGNITIVA PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, ASSIM, OS LIVROS DIDÁTICOS ELUCIDAM DE FORMA ESCRITA E FIGURATIVA COM INTUITO DE APRESENTÁ-LOS E CLAREÁ-LOS. A LEITURA DE TEXTO-IMAGENS PODERÁ AJUDA A APREENDER, OU DIFICULTAR A OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. O OBJETIVO É ANALISAR OS CONCEITOS IMAGÉTICOS SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SUBSIDIADAS PELA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA. PARA ISSO, FAREMOS A CLASSIFICAÇÃO DAS IMAGENS ATRAVÉS DOS CRITÉRIOS, DE VALOR DIDÁTICO E NÃO-DIDÁTICO, DEPOIS SERÃO APLICADOS A TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA – TCAM, ENFOCANDO OS PRINCÍPIOS DA COERÊNCIA, SINALIZAÇÃO, CONTIGUIDADE ESPACIAL. RESULTADOS: A PARTIR DA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE VÍRUS E BACTÉRIAS, ALGUNS TERMOS FORAM COMPARADOS COM OS DOS LIVROS UTILIZADOS NO ENSINO DA GRADUAÇÃO, OS QUAIS MOSTRARAM EQUIVALENTES, PORÉM O ESTUDANTE PRECISA TER CONHECIMENTO PRÉVIO. QUANTO AS ANÁLISES IMAGÉTICAS PERCEBE-SE QUE HOUVE EQUÍVOCOS EM RELAÇÃO AOS CRITÉRIOS ANALISADOS, POR EXEMPLO, DIAGRAMAÇÃO – RECUO NO TEXTO E AVANÇO DAS IMAGENS NAS MARGENS, A NEUTRALIDADE SOBRE ETNIAS, CLASSES SOCIAIS, NO COMBATE DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS, E DESEQUILÍBRIO DA QUANTIFICAÇÃO DE TEXTO-IMAGEM. EM LINHAS GERAIS, HOUVE DESVIOS EM RELAÇÃO AOS TRÊS PRINCÍPIOS ANALISADOS REFERENTE À TCAM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: EM LINHAS GERAIS, RELAÇÃO TEXTO IMAGEM PODERÁ INFLUENCIAR NA PERSPECTIVA DO FORMADOR E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS, OU SEJA, NA ESCOLHA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS LIVRES DE OBSTÁCULOS QUE SOBRECARREGUEM A COGNIÇÃO, DE FORMA A INTERFERIR NA APRENDIZAGEM.

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