A MICROBIOLOGIA É VOLTADA PARA SERES MICROSCÓPICOS, E NESSE CONTEXTO ESTÃO INSERIDOS VÍRUS E BACTÉRIAS,
QUE REQUER DO INDIVÍDUO UMA GRANDE VERSATILIDADE COGNITIVA PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, ASSIM, OS
LIVROS DIDÁTICOS ELUCIDAM DE FORMA ESCRITA E FIGURATIVA COM INTUITO DE APRESENTÁ-LOS E CLAREÁ-LOS. A
LEITURA DE TEXTO-IMAGENS PODERÁ AJUDA A APREENDER, OU DIFICULTAR A OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO. O OBJETIVO É ANALISAR OS CONCEITOS IMAGÉTICOS SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS
UTILIZADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SUBSIDIADAS PELA TEORIA COGNITIVISTA DA
APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA. PARA ISSO, FAREMOS A CLASSIFICAÇÃO DAS IMAGENS ATRAVÉS DOS CRITÉRIOS, DE
VALOR DIDÁTICO E NÃO-DIDÁTICO, DEPOIS SERÃO APLICADOS A TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM
MULTIMÍDIA – TCAM, ENFOCANDO OS PRINCÍPIOS DA COERÊNCIA, SINALIZAÇÃO, CONTIGUIDADE ESPACIAL.
RESULTADOS: A PARTIR DA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE VÍRUS E BACTÉRIAS, ALGUNS TERMOS FORAM COMPARADOS
COM OS DOS LIVROS UTILIZADOS NO ENSINO DA GRADUAÇÃO, OS QUAIS MOSTRARAM EQUIVALENTES, PORÉM O
ESTUDANTE PRECISA TER CONHECIMENTO PRÉVIO. QUANTO AS ANÁLISES IMAGÉTICAS PERCEBE-SE QUE HOUVE
EQUÍVOCOS EM RELAÇÃO AOS CRITÉRIOS ANALISADOS, POR EXEMPLO, DIAGRAMAÇÃO – RECUO NO TEXTO E AVANÇO
DAS IMAGENS NAS MARGENS, A NEUTRALIDADE SOBRE ETNIAS, CLASSES SOCIAIS, NO COMBATE DE ESTEREÓTIPOS E
PRECONCEITOS, E DESEQUILÍBRIO DA QUANTIFICAÇÃO DE TEXTO-IMAGEM. EM LINHAS GERAIS, HOUVE DESVIOS EM
RELAÇÃO AOS TRÊS PRINCÍPIOS ANALISADOS REFERENTE À TCAM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: EM LINHAS GERAIS,
RELAÇÃO TEXTO IMAGEM PODERÁ INFLUENCIAR NA PERSPECTIVA DO FORMADOR E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS, OU SEJA,
NA ESCOLHA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS LIVRES DE OBSTÁCULOS QUE SOBRECARREGUEM A COGNIÇÃO, DE FORMA A
INTERFERIR NA APRENDIZAGEM.