ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA NOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA, CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO. OS SUJEITOS DESTE ESTUDO FORAM OS ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E ANATOMIA DE PLANTAS, A COLETA DE DADOS FOI FEITA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO. NOSSAS ANÁLISES FORAM REALIZADAS A PARTIR DE TRÊS ASPECTOS, SÃO ELES: CONCEITUAIS, AS CARACTERÍSTICAS E A RELAÇÃO DO LOCUTOR COM O INTERLOCUTOR, DOS QUAIS EMERGIRAM NOSSAS CATEGORIAS. EM NOSSOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS SUJEITOS APRESENTAM PREDOMINANTEMENTE UMA CONCEPÇÃO QUE SE APROXIMA DO QUE OS AUTORES COLOCAM COMO COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, OU SEJA, A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE O MEIO ACADÊMICO. ESSA IDEIA SE DISTANCIA DA DEFENDIDA POR DIVERSOS AUTORES SOBRE A DC DEMOCRÁTICA E EM PROL DA SOCIEDADE FAZENDO COM QUE AS INFORMAÇÕES CIRCULANTES EM UM MEIO RESTRITO CHEGUEM À POPULAÇÃO. UM OUTRO RESULTADO DIZ RESPEITO A CONCEPÇÃO DOS SUJEITOS ACERCA DA CIÊNCIA COMO ALGO FECHADO, ACABADO, INDISCUTÍVEL E UMA VERDADE ABSOLUTA. É NECESSÁRIO REPENSAR A IMAGEM DA CIÊNCIA A PARTIR DE UMA ÓPTICA DE CONSTRUÇÃO POR PESSOAS COMUNS REALIZADA A PARTIR DE ERROS E ACERTOS.