A BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PRÁTICA EDUCATIVA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES INOVADORAS FAVORECE A ORGANIZAÇÃO DE AULAS MAIS ATRATIVAS. NESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROMOVER O PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA COM A TEMÁTICA ÁGUA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ALUNOS DO 3º NÍVEL DA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE NATAL – RN. A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO ENVOLVEU AS SEGUINTES ETAPAS: APRESENTAÇÃO DO TEMA, VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS; PROBLEMATIZAÇÃO; ELABORAÇÃO DAS HIPÓTESES; EXPERIMENTAÇÃO; SOCIALIZAÇÃO/ COMUNICAÇÃO; REPLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO. DIANTE DOS RESULTADOS EVIDENCIOU-SE QUE A APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO MOSTROU-SE EFICAZ NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA E A FORMAÇÃO DA CHUVA; HABILIDADES RELACIONADAS À ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, REGISTROS DE OBSERVAÇÕES, ELABORAÇÃO DE DESENHOS E ATITUDES QUANTO AO TRABALHO EM GRUPO, SOCIALIZAR E OUVIR OPINIÕES. ALÉM DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE 75% DOS GRUPOS APRESENTARAM CONCLUSÕES COERENTES PARA RESPONDER À QUESTÃO: POR QUE A ÁGUA DA CHUVA NÃO É SALGADA? BEM COMO UMA AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA PARA A UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DESTA FORMA, PERCEBEU-SE QUE O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA É ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POSTURA ATIVA, CRITICA E REFLEXIVA DOS ESTUDANTES.